As 5 principais novidades da família Facebook para vender mais em 2019!
Em 2004, quando o Facebook foi lançado, possivelmente Mark Zuckerberg não esperava que após alguns anos ela se tornaria a rede social mais popular do planeta, com mais de 2,2 bilhões de usuários ao redor do mundo.
Por concentrar diversas funcionalidades, que vão desde manter contato com amigos, informar-se sobre eventos e notícias, o Facebook ainda é uma das principais redes sociais com foco em negócios, principalmente para empresas e pessoas que trabalham com Marketing Digital.
E cada vez mais esta e outras redes sociais estão sempre se atualizando.
Quer saber de uma noticia boa?
No F8, conferência anual realizada na Califórnia e voltada a empreendedores e desenvolvedores, Zuck anunciou diversas novidades nas ferramentas das redes sociais Facebook, Messenger, Instagram e Whatsapp.
O keynote do evento?
Bom, em apenas 1 hora, as palavras “privado” e “privacidade” foram ditas 95 vezes. Isso deixa claro que o momento agora é “The future is Private”!
Além da privacidade nas interações, algumas mudanças serão benéficas principalmente para os(as) criadores(as) de conteúdo e influenciadores(as) no geral, sem falar das comunidades, que agora ganharam mais força e relevância.
Coisa boa! Não é mesmo? Segundo Mark Zuckerberg!
As 5 principais mudanças no Facebook, que podem ajudar muito no seu negócio digital. Confira !
1 – O Feed não será mais o mesmo:
Não é de hoje que o Facebook vem anunciando e testando novos formatos para o feed de notícias, e durante o F8, tudo ficou mais transparente.
A atualização, chamada de “FB5”, tem como proposta um feed mais personalizado, destacando principalmente os assuntos que você escolheu acompanhar, dos grupos que participa e eventos do seu interesse.
Isso nada mais é que fortalecer ainda mais as comunidades e a interação entre elas.
Com este novo formato, as conexões com novas pessoas vão acontecer com o recurso Meet New Friends, uma forma mais inteligente de expandir os círculos sociais com usuários que possuem algo em comum com você.
A ferramenta também funcionará para eventos que acontecerão próximos da sua localização.
Inteligência de dados usados ao nosso favor!
2 – Messenger, a estrela da vez
Além da privacidade, o messenger ganhou muito destaque durante a conferência do F8, e o mais interessante: com foco em pequenas empresas.
Se, para muitos, o uso de bots para respostas automáticas era um universo inexplorado, agora com uma API do bot de inteligência artificial Wit.Ai, será mamão com açúcar utilizar a tecnologia de respostas automáticas para perguntas frequentes, como “Qual o valor do curso?”, “Quando será o evento?”.
Agora não tem desculpas para desconsiderar os bots nos chats da sua empresa!
3 – WhatsApp mais forte do que nunca
O querido e famoso WhatsApp não serve apenas para compartilhar correntes e participar de grupos pessoais, hoje o canal está presente nas estratégias de venda e comunicação de muitas empresas e empreendedores.
Já em testes com usuários na Índia, muito em breve teremos a opção de transferência e envio de dinheiro através do WhatsApp Payments.
Com essa funcionalidade, será possível negociar a venda de um produto e receber através do próprio app.
Zuckerberg afirmou que até o fim de 2019 outros países também terão o Payments disponível.
E para por aí?
NÃO!
Outra novidade será o envio de catálogos de produtos para clientes por meio do WhatsApp Business.
Uma estratégia que pode beneficiar pequenas empresas e negócios.
“Em um ano, milhões de pequenos negócios usam o WhatsApp Business para se comunicar com os seus clientes. Agora, estamos lançando uma nova ferramenta, Catálogo de Produtos. Você conseguirá ver facilmente o que está disponível de cada empresa. Isso será especialmente importante para todos os negócios que não têm presença na Internet [site próprio, por exemplo] e que estão aumentando o uso de plataformas de uso privado para interagir com seus clientes”, destacou o fundador do Facebook.”
4 – Compartilhamento de conteúdo além dos Likes
Certamente você já ouviu sobre a retirada dos likes em publicações do Instagram, certo?
Deixando de lado todas as especulações e burburinhos, saiba de fato como essa estratégia irá funcionar e qual será o impacto da mudança para quem trabalha com redes sociais.
Se pararmos para pensar, o Instagram foi criado para compartilharmos fotos instantâneas, sem a necessidade de um conteúdo por trás, como se fosse um álbum de fotos da sua vida.
Mas de lá para cá, muitas coisas mudaram e infelizmente o Instagram se tornou uma fonte de angústia e ansiedade para muitos jovens.
Com este cenário crescente, a justificativa oficial do Facebook para a mudança é diminuir a pressão e competição por likes que muitos usuários passam.
Para creators e influeciadores digital que dependem do engajamento nas publicações para comprovar o resultado de campanhas com marcas, o momento agora é ir além dos likes, criar conteúdos mais valiosos, autênticos e que gerem identificação das pessoas que te seguem
Em relação ao algoritmo, aparentemente ele irá se manter o mesmo baseado em likes, engajamento, visitas à página do perfil, Inbox e interações, e as ações de dar likes vão continuar rolando, mas eles não serão visíveis.
A ocultação dos likes, assim como das outras ferramentas, ainda estão em fase de testes, e é possível que a pessoa escolha se deseja ocultar ou não as curtidas no processo de publicação.
Além de tentar tornar o app menos tóxico, o chefe do aplicativo, Adam Mosseri, destacou que outras ações serão desenvolvidas para tornar a rede social mais agradável, confira!
Adam Mosseri, chefe do aplicativo, revelou que o Instagram pretende não só acabar com o bullying na rede social, como combater a prática. Para que isso seja feito, vários testes de novos recursos se iniciarão em breve com o objetivo de tornar o app menos tóxico, veja quais :
- Funcionalidade “nudge” – avisa os usuários que estão prestes a fazer comentários ofensivos que não façam isso, prevenindo o bullying;
- Modo ausente – incentiva os usuários a fazerem uma pausa no Instagram em momentos intensos da vida sem que seja preciso excluir a conta, apenas se afastar de notificações constantes e preocupações com a aparência;
- Gerenciamento de interações – permite que usuários definam limites sobre como determinadas pessoas podem interagir com elas sem que sejam bloqueadas
5 – Instagram como plataforma de vendas e doações
A notícia que agradou os creators e influencers foi a o recurso de marcar produtos de lojas parceiras nas publicações para que os usuários realizem a compra alí mesmo e em poucos cliques.
Hoje somente marcas possuem esta funcionalidade. Em breve, perfis pessoais de grandes influenciadores também terão o recurso de marcação e compras disponível.
E mais, o Instagram garante que 100% dos incentivos recebidos são enviados diretamente às organizações – o que geralmente não acontece em plataformas de financiamento coletivo e doações.
Vale reforçar que esta funcionalidade também está em fase de testes, mas ficamos aqui na torcida para que o quanto antes outras organizações também possam utilizá-la.
Espero que tenha ajudado !
Nos vemos no próximo Post
Magna Silva
Deixe um comentário